Roda de Conversa CRC/AVHSJ e LIDIS/Unifor.

AVHSJ/CRC e LIDIS/Unifor promovem roda de conversa sobre tratamento do HIV/Aids

O evento inaugurou a parceria entre a Casa de Retaguarda Clínica (CRC) e a Liga de Saúde e Diversidade (LIDIS).

Na tarde do dia 19 de fevereiro, a Associação de Voluntários do Hospital São José (AVHSJ), por meio da Casa de Retaguarda Clínica (CRC), em parceria com a Liga de Saúde e Diversidade (LIDIS), da Universidade de Fortaleza (Unifor), promoveram uma roda de conversa sobre a importância da adesão ao tratamento de pessoas vivendo com HIV/Aids. Cerca de 15 pessoas participaram do momento, entre profissionais, voluntários e atendidos pelo CRC. 

Como representantes da LIDIS/Unifor, estiveram presentes Aline Veras Morais Brilhante, professora do Curso de Medicina da Unifor, coordenadora do NAMI/Unifor e orientadora da Liga, e Paulo Renato Barbosa Oliveira, coordenador de Extensão e tesoureiro da Liga. E como parte da CRC, acompanharam a roda de conversa a assistente social Talita de Lemos, coordenadora da CRC, João Pedro Ferreira, facilitador da Oficina de Leitura, e Rhamon Diego Soares, facilitador da Oficina de Teatro.

A roda de conversa inaugurou uma parceria da CRC com a LIDIS. Na ocasião, as pessoas atendidas compartilharam suas vivências com relação à sorologia para o HIV, seus medos, lutas, conquistas e estratégias de adesão. Para Talita de Lemos, coordenadora da CRC, a partir dos depoimentos acerca da importância do projeto, foi possível compreender a Casa “como ponto fundamental de fortalecimento da rede de apoio, assim como na oferta do cuidado integral, especialmente em Saúde Mental, o que demonstra também a importância desta parceria”.

Sobre a Casa de Retaguarda Clínica (CRC)

A Casa de Retaguarda Clínica (CRC) é um projeto da Associação de Voluntários do Hospital São José (AVHSJ). Hoje, a CRC tem um papel fundamental não só no acolhimento de pessoas vindas do interior ou de bairros distantes, mas especialmente na integração de pessoas vivendo com HIV/Aids. A Casa se tornou um espaço de vivências importantes e fundamentais para os seus frequentadores. Atualmente, a CRC conta com uma programação semanal intensa, que inclui:

  • Atendimento psicológico gratuito a pessoas que vivem com HIV/Aids, com psicólogos registrados no Conselho Regional de Psicologia;
  • Atendimento nutricional gratuito a pessoas que vivem com HIV/Aids, com profissionais da área, direcionado especialmente para mitigar os efeitos da síndrome e dos medicamentos, trazendo mais qualidade de vida aos HIV+;
  • Atendimento em Serviço Social, realizado pela assistente social da Casa;
  • Oficinas terapêuticas e integrativas, que incluem aulas de artesanato, de alongamento, de tai chi chuan, oficinas de teatro, rodas de conversa, cineclubes, grupos terapêuticos, entre outras atividades voltadas ao fortalecimento da autoestima e da saúde mental dos HIV+.

PARA MAIS INFORMAÇÕES: (85) 3492-2939 /  (85) 99796-2939 (WhatsApp)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *