Equipe transprofissional durante Supervisão Clínica da Casa de Retaguarda Clínica (CRC).

CRC promove Supervisão Clínica da Equipe Transprofissional

 A Supervisão Clínica é mais que um espaço de avaliação de ações. É um espaço de fortalecimento afetivo da equipe.

O ano de 2024 começou com muitas atividades e um calendário planejado de ações. Para avaliar o que foi feito até agora e promover um espaço de partilha, a Associação de Voluntários do Hospital São José (AVHSJ), por meio da Casa de Retaguarda Clínica (CRC), promove quinzenalmente a Supervisão Clínica da Equipe Transprofissional da CRC. A última reunião foi realizada na manhã do dia 22 de fevereiro e contou com parte dos profissionais e estagiário que atuam na Casa.

Desta vez, estiveram presentes, entre os profissionais que compõem a Equipe Transprofissional da CRC, o enfermeiro Richardson Lopes, os psicólogos Marcelo Soares, Davi Santiago, Úrsula Andrade e Leandra Veras, e o estagiário de Psicologia/UFC Petrus da Silva.

A assistente social Talita de Lemos, coordenadora da CRC e responsável pela mediação da Supervisão Clínica, é uma das grandes incentivadoras de espaços como esse. Além da necessidade da Supervisão para o contínuo acompanhamento das atividades da CRC, este momento é ainda mais especial porque gera uma troca de experiências e saberes entre os participantes.

“A Supervisão é um espaço de discussão de casos clínicos, onde os profissionais elaboram de forma transprofissional, estratégias de cuidado para usuáries atendides individualmente. As supervisões ocorrem a cada quinze dias, de forma presencial ou remota e representa um dispositivo potente de comunicação entre a equipe, assim como de compartilhamento e troca de saberes, com o objetivo de oferecer um cuidado integral e humanizado”, explicou mais detalhadamente Talita de Lemos, coordenadora da CRC.

Sobre a Casa de Retaguarda Clínica (CRC)

A Casa de Retaguarda Clínica (CRC) é um projeto da Associação de Voluntários do Hospital São José (AVHSJ). Hoje, a CRC tem um papel fundamental não só no acolhimento de pessoas vindas do interior ou de bairros distantes, mas especialmente na integração de pessoas vivendo com HIV/Aids. A Casa se tornou um espaço de vivências importantes e fundamentais para os seus frequentadores. Atualmente, a CRC conta com uma programação semanal intensa, que inclui:

  • Atendimento psicológico gratuito a pessoas que vivem com HIV/Aids, com psicólogos registrados no Conselho Regional de Psicologia;
  • Atendimento nutricional gratuito a pessoas que vivem com HIV/Aids, com profissionais da área, direcionado especialmente para mitigar os efeitos da síndrome e dos medicamentos, trazendo mais qualidade de vida aos HIV+;
  • Atendimento em Serviço Social, realizado pela assistente social da Casa;
  • Oficinas terapêuticas e integrativas, que incluem aulas de artesanato, de alongamento, de tai chi chuan, oficinas de teatro, rodas de conversa, cineclubes, grupos terapêuticos, entre outras atividades voltadas ao fortalecimento da autoestima e da saúde mental dos HIV+.

PARA MAIS INFORMAÇÕES: (85) 3492-2939 /  (85) 99796-2939 (WhatsApp)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *