As doações de mantimentos e itens de higiene pessoal ajudam a Associação a atender pessoas em situação de vulnerabilidade social que vivem e convivem com HIV/Aids.
O ano de 2023 marca os 30 anos do início das atividades da Associação de Voluntários do Hospital São José (AVHSJ), entidade fundada no auge da epidemia do HIV/Aids no Ceará e onde o Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) era a única unidade de saúde de referência na área no estado. Hoje, atendendo pacientes encaminhados de diferentes centros de saúde, a AVHSJ necessita ainda mais de doações para os seus projetos e ações.
Entre 2020 e 2022, assim como outras organizações com foco no atendimento socioassistencial e terapêutico a pessoas em situação de vulnerabilidade social, a AVHSJ também sofreu bastante com a pandemia da Covid-19, seja com a desmobilização das pessoas atendidas, seja com a escassez de produtos doados. No entanto, a entidade está caminhando aos poucos para a sua recuperação.
Somente em 2023, a Casa de Retaguarda Clínica (CRC), um dos projetos da Associação, realizou 2.895 acolhimentos com qualidade e cuidado humanizado, proporcionando a melhoria da autoestima, autonomia e reflexão sobre a importância da adesão ao tratamento para uma melhor qualidade de vida. Além disso, foram 768 atendimentos individuais com Equipe Multiprofissional (Serviço Social, Psicologia, Nutrição e Enfermagem) em parceria com a Residência Multiprofissional em Infectologia da Escola de Saúde Pública (ESP/HSJ).
Durante o “Dezembro Vermelho”, mês que marca uma campanha mundial com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), principalmente a causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), a AVHSJ continuará a ofertar ações de educação em saúde, de arte e cultura, atendimentos individuais com equipe multiprofissional e acolhimento por educadores de pares por meio de seus diferentes projetos.
E estes projetos são: 1. Casa de Retaguarda Clínica (CRC); 2. Grupo de Apoio Girassol, 3. Grupo Girassol Musical, 4. Grupo de Incentivo à Leitura Acervo Solidário, 5. Grupo de Prevenção Vagalume e 6. Grupo de Promoção da Autoestima Beleza Solidária. Integramos também a ação Central de Segurança Alimentar e realizamos o Bazar Solidário que auxiliam na manutenção das atividades dos projetos.
A Associação de Voluntários do Hospital São José (AVHSJ) recebe permanentemente doações de alimentos não perecíveis, tais como arroz, farinha, macarrão, leite, feijão e outros diversos mantimentos, assim como itens de higiene pessoal, como escovas de dente, creme dental, sabonete, desodorante, shampoo, condicionador, fio dental, absorvente, entre outros. As doações podem ser entregues na sede da entidade, localizada à rua Caio Prado, 83, bairro Parangaba, em Fortaleza (CE).
ESTAMOS NO CAMINHO
Segundo o Relatório Global desenvolvido pela UNAIDS intitulado “O Caminho que põe fim à AIDS”, a epidemia de Aids pode acabar em 2030 enquanto ameaça à saúde pública. No entanto, somente estratégias articuladas que envolvam a integração dos sistemas de saúde, leis não discriminatórias, igualdade de gênero e fortalecimento das redes comunitárias de assistência e apoio poderão reduzir a mortalidade em função da doença avançada no contexto do HIV.
Segundo o Boletim Epidemiológico do Ceará, no período de 1983 a novembro de 2022, foram notificados 23.872 casos de Aids, e em relação ao HIV foram notificados 17.627 casos. O aumento nos casos de HIV com relação ao ano anterior, porém, está provavelmente relacionado com a ampliação do acesso ao diagnóstico, que passou de 690 casos notificados em 2013 para 2.018 casos em 2021.
Apesar de mundialmente avançarmos no que diz respeito ao diagnóstico e acesso ao tratamento, as situações de vulnerabilidade econômica e emocional, especialmente no Brasil, aliadas à questão do estigma, continuam sendo importantes barreiras de acesso à prevenção e cuidado em ISTs/HIV e hepatites virais.
:: SERVIÇO ::
ASSOCIAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS DO HOSPITAL SÃO JOSÉ (AVHSJ) RECEBE DOAÇÕES PARA O “DEZEMBRO VERMELHO”
PODEM SER DOADOS ALIMENTOS NÃO-PERECÍVEIS E ITENS DE HIGIENE PESSOAL
LOCAL DE ENTREGA: SEDE DA ASSOCIAÇÃO, LOCALIZADA À RUA CAIO PRADO, 83, BAIRRO PARANGABA, EM FORTALEZA (CE)
PARA MAIS INFORMAÇÕES: (85) 3492-2939 / (85) 99796-2939 (WhatsApp)