A formação teve como tema “Cuidando do Cuidador” e foi facilitada na Casa de Retaguarda Clínica (CRC).
Na manhã do último dia 8, voluntários do Projeto Grupo de Apoio Girassol recebem formação com o tema “Cuidando do Cuidador”. A atividade foi facilitada pela voluntária Helena Nussio. Com a participação de 12 voluntários, em sua maioria mulheres, a atividade aconteceu na Casa de Retaguarda Clínica (CRC), da Associação de Voluntários do Hospital São José (AVHSJ), na Parquelândia.
A formação construiu caminhos para que as/os participantes discutissem o que representa, para cada um, fazer parte do Grupo de Apoio Girassol, quais as dificuldades e desafios existentes nesse contexto de mudanças no trabalho voluntário no pós-pandemia, e para que refletissem sobre o direcionamento das ações de apoio e acolhimento às pessoas mais vulneráveis e com diagnóstico recente para HIV/Aids.
Sobre o Girassol
O Grupo de Apoio Girassol existe desde 1996 plantando sementes de luz e de amor na vida dos(as) pacientes do Hospital São José. Os voluntários realizam ações de apoio e de acolhimento nas unidades do hospital, organizados em sistema de plantão; dessa maneira, há GIRASSÓIS – que é como os voluntários são chamados – circulando nas enfermarias todos os dias e em todos os turnos, com a missão de levar um pouco mais de dignidade àqueles pacientes, seja com ações simples de ordem prática (dar comida, pentear os cabelos etc), seja com escuta ativa, esclarecimento, conforto emocional.